Como desvendar editais de termos de referência e preparar a descrição de seu projeto para aumentar as chances de aprovação?
Uma parte significativa dos recursos disponíveis para investimento em organizações da sociedade civil chega por meio de editais e inscrições a partir de termos de referência. Este processo tem sido adotado com mais frequência por doadores e investidores que buscam melhor controle da destinação dos recursos.
Desta forma, podem direcionar fluxos financeiros a partir do atendimento de critérios específicos que correspondem à política de investimento e o projeto de mudança social pretendido. O desafio também está em conseguir organizar as informações para que o avaliador enxergue exatamente o que estamos vendo.
Neste curso, serão apresentados e exercitados um passo a passo para desvendar editas e termos de referência para apresentar projetos assertivos e coerentes.
Quem precisa fazer este treinamento?
- Lideranças das equipes (coordenadores, gerentes, diretores)
- Gestores sociais, administradores e assistentes sociais
- Responsáveis pelo preenchimento de editais, chamadas ou termos de referência para captação de recursos
Conteúdo Programático:
- Parte 1: Como desvendar o edital ou termo de referência?
- Recursos para entender exatamente o que ele está buscando
- Como compreender a organização financiadora por trás do edital
- Elaboração de mapa conceitual sobre o doador-investidor
- Parte 2: Quais os pontos da minha organização ou projeto que podem se aproximar dos interesses do financiador?
- O que minha organização faz bem?
- Qual o valor que entrego para a sociedade?
- Quais os resultados, objetivos e impacto que minha organização gera?
- Parte 3: Match: os dois lados se encaixando
- Matriz de marco lógico e seu uso para definir propostas de projetos
- Como a matriz pode ajudar a encaixar a necessidade do financiador e o que sua organização oferece
- Parte 4: Preparação da proposta
- Coerência do projeto, argumentação e lógica causal
- Explicação, apresentação e pitch de um projeto
- Encerramento
Palavras-chave:
Captação de recursos, editais, investimento, comunicação match, pitch, termo de referência, projetos sociais