Você e sua equipe costumam encontratar dificuldades para desenvolver um planejamento?
Como a falta de conhencimento pode impedir o surgimento de novas ideias?
O ato de planejar é um tema que está sempre presente nas organizações da sociedade civil. Infelizmente, muitos falam, porém poucos conseguem realizar esta tarefa de forma eficiente e com baixo custo. Nesta oficina intensiva de cinco dias, os docentes apresentarão aos gestores ferramentas capazes de facilitar o planejamento e a gestão das OSCs.
Serão abordados e exercitados processos desenvolvidos para auxiliar no planejamento, na busca de novas ideias e de fontes de financiamentos, na gestão de pessoas e projetos, bem como sua avaliação. Tudo isso a partir de conceitos de lean startup, Design Thinking e formas colaborativas de desenvolvimento de projeto.
Os palestrantes vão abordar temas ligados a planejamento, geração de ideias, gestão, gestão de pessoas e avaliação.
Quem precisa fazer este treinamento?
- Gestores de organizações do Terceiro Setor, captadores de recursos, líderes de projetos
- Profissionais de RH, marketing e comunicação
*As aulas são ao Vivo*
*2 aulas de 2 horas (cada) por semana*
Semana 1: Aulas 25 e 27/05 – Das 15h às 17h (horário de Brasília)
Semana 2: Aulas 01 e 03/06 – Das 15h às 17h (horário de Brasília)
Semana 3: Aulas 15 e 17/06 – Das 15h às 17h (horário de Brasília)
Semana 4: Aulas 22 e 24/06 – Das 15h às 17h (horário de Brasília)
Semana 5: Aulas 01 e 06/07 – Das 15h às 17h (horário de Brasília)
Conteúdo Programático:
- Modelo Trevo – 1 hora
- O que é?
- De que forma auxilia no planejamento e na gestão?
- Árvore de problemas (desafios) – 1 hora
- Representação gráfica de uma situação-problema (tronco)
- Principais causas (raízes)
- Efeitos negativos na população-alvo do projeto (galhos e folhas)
- Analytic Hierarchy Process (AHP) – 2 horas
- O que é?
- Como este método auxilia na tomada de decisões complexas?
- Como justificar escolhas?
- Trello
- Como gerenciar projetos?
- Que resultados podem ser alcançados?
- Quais reflexos traz para a organização?
- Duplo Diamante
- O que é?
- Como este método é utilizado no processo do Design Thinking?
- O que são os 4 triângulos?
- GUT (Gravidade, Urgência e Tendência)
- O que é e como usar esta ferramenta?
- Como dar prioridade a estratégias e tomadas de decisão?
- Solução de problemas de organizações/projetos
- Slack
- O que é e como funciona?
- O que é e como funciona?
- KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Performance) – 2 horas
- Como parametrizar?
- Como usar esta métrica para desenvolver uma estratégia?
- Análise SWOT/FOFA – 1 hora
- O que é e como funciona?
- Como realizar o cruzamento de Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats?
- O que significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças?
- Como medir a favorabilidade de uma organização diante de seus ambientes interno e externo (mercado)?
- Cronograma – 1 hora
- Como usar este instrumento de planejamento e controle?
- Como parametrizar o diagrama?
- Modelos
- VIC – 30 minutos
- Como esta ferramenta auxilia na seleção dos potenciais investidores sociais e/ou parceiros?
- Como fazer a verificação de vínculos?
- Entenda o interesse pela causa e a capacidade de investimento
- 5W2H – 30- minutos
- Who? (Quem?), What? (O quê?), Where? (Onde?), When? (Quando?), Why? (Por que?), How? (Como?), How much? (Quanto?)
- Como aplicar às mais variadas atividades profissionais?
- Análise de sistemas, gestão, planejamento e marketing
Palavras-chave:
Canvas, Mindmeister, Brainstorming, Workflow, captação, Design Thinking, liderança, criatividade, Mapa da empatia, marketing.
®2021 ➤ Instituto Filantropia – (Z). Conteúdo programático sujeito a mudanças de acordo com atualizações do facilitador.