Como sua Organização pode diversificar as fontes de recursos?
Com o desenvolvimento constante das organizações do Terceiro Setor, entender as tendências e ferramentas para captar recursos é um desafio diário para os profissionais da área.
Nesta oficina, reunimos, em cinco dias, os principais conceitos sobre o tema, as principais fontes de recursos e as estratégias para captar recursos com inovação e técnica. Confira:
Com: Ana Flávia Godoi, Danilo Tiisel, Flavia Lang, Michel Freller e Thiago Massagardi
Quem precisa fazer este treinamento?
- Gestores, técnicos, estagiários e voluntários de organizações sociais, empreendimentos sociais, institutos e fundações
- Captadores de recursos, contadores, administradores e profissionais de marketing e comunicação
Conteúdo Programático:
2ª feira – 14h às 18h
Aula única (14h às 18h) – Danilo Tiisel
- Preparando a captação de recursos: planejamento estratégico
- Benefícios da atuação estratégica
- Fases do planejamento estratégico (organização, orientação, direcionamento, plano de ação e avaliação)
- Direcionamento institucional (missão, visão, valores, objetivos, metas, resultados esperados, análise de ambiente interno e externo)
- Governança e arquitetura institucional (órgãos de governo, áreas de atuação, serviços, programas e projetos)
- Construção das estratégias
- O plano de ação
- Preparando a captação de recursos: planejamento jurídico
- Natureza jurídica (associações, fundações e organizações religiosas)
- Aspectos jurídicos institucionais e estatutários: preparando a organização para a diversificação das fontes de recursos
- Aspectos tributários das atividades de mobilização de recursos
- Incentivos fiscais federais para a mobilização de recursos (aspectos gerais)
- Contratos privados para mobilização de recursos
- O fundo patrimonial
3ª feira – 14h às 18h
Aula 1 (14h às 16h) – Danilo Tiisel
- Iniciando um plano de captação de recursos
- Importância do orçamento (valores a mobilizar)
- Estudo de caso
- Tipos de campanhas
- Fontes de recursos e diversificação
- Aspectos gerais e legais das estratégias de mobilização de recursos (pessoas físicas e jurídicas)
Aula 2 (16h às 18h) – Michel Freller
- Geração de renda própria
- Negócios de impacto social e geração de renda
- Questões tributárias
- Cuidados com a atividade-meio
- Estruturas organizacionais aplicáveis
- Venda de produtos
- Prestação de serviços
- Plano de geração de renda
- Modelo Canvas
4ª feira – 14h às 18h
Aula única (14h às 18h) – Michel Freller
Elaboração de projetos
- Projetos e seus 17 tópicos estruturais (com e sem incentivos fiscais)
- O que é um bom projeto
- Os tópicos mais importantes
- Exercício de árvore de desafios e criação de metas e indicadores
- Captação de recursos via editais
- As etapas de captação depois do projeto pronto
- Onde buscar editais
- O que são incentivos fiscais
- As leis federais
- Como aprovar o projeto
- Limites e vantagens fiscais para pessoas físicas e jurídicas
5ª feira – 14h às 18h
Aula única (14h às 18h) – Flávia Lang
- Captação de recursos com pessoas físicas
- Começando e desenvolvendo uma base de doadores engajados com a sua organização
- Começando e desenvolvendo uma base de doadores engajados com a sua organização
- Introdução
- O novo ecossistema
- Como engajar, captar e desenvolver uma base de doadores
- Caso de sucesso
- Mobilização de recursos
- Pirâmide de doação
- Nova pirâmide de doação de pessoas físicas
- O funil de doação
- Dados sobre doação e doadores brasileiros
- Planejando o seu programa de engajamento e mobilização
- Metas e como alcançá-las
- Definições das ferramentas
- Mapeando os seus ativos
- Engajamento e aquisição
- Construindo comunidades
- A experiência gratuita
- Geração de leads (interessados)
- Canais de aquisição – a importância de campanhas multicanais
- Digital
- Crowdfunding
- Face2Face (diálogo direto)
- Impressos
- DRTV (resposta direta TV)
- Rádio
- Mala direta
- Telemarketing
- Empresas – colaboradores
- Voluntários
- Peer2Peer – campanha de pares
- Inclui indicação de plataformas existentes
- Métricas de aquisição
- Storytelling – a importância de contar uma boa história
- Exemplos de boas histórias
- Exemplos de boas histórias
- Como criar um movimento
- Casos de sucesso
- Casos de sucesso
- Matching funds (campanhas com contrapartidas)
- Plataformas
- Exemplos de campanhas
- Aproveitando a oportunidade
- Porque o momento faz a diferença
- Casos de sucesso
- Robôs
- Como gerar resultados de engajamento e aquisição de doadores
- Como gerar resultados de engajamento e aquisição de doadores
- Realidade virtual
- Como utilizá-la para engajar e captar doadores
- Como utilizá-la para engajar e captar doadores
- Cultivando e desenvolvendo doadores
- O ciclo de relacionamento
- Exemplo de régua de cultivo
- Dicas para o doador doar por mais tempo
- Métricas
- Infraestrutura
- Preparando a infraestrutura
- Canais de resposta
- CRM (sugestão de ferramentas)
- Sistemas de cobrança de doação
- Recomendação final para a construção de um programa sólido e de sucesso
6ª feira – 14h às 18h
Aula única (14h às 18h) – Ana Flávia Godoi e Thiago Massagardi
- Captação de recursos com pessoas jurídicas
- Ferramentas e exercícios práticos sobre como abordar uma empresa
- Ferramentas e exercícios práticos sobre como abordar uma empresa
- Entendendo o mercado
- Fonte x Estratégias
- Análise SWOT
- Preparando a captação
- Ferramenta VIC
- O que devo saber sobre interesses e motivações
- Existe diferença entre doação, patrocínio e parcerias?
- Preparando a oferta
- Contrapartidas
- Princípios de abordagem
- Funil de captação (com exercícios)
- Quanto trabalho temos a fazer?
- Quais as etapas de uma prospecção ao fechamento
- Como avaliar a equipe e o desempenho
- Negociação (com prática e atividades)
- Técnicas de negociação
- MAANA (Melhor Alternativa a uma Negociação e Acordo)
- Ganha, ganha X Ganha, perde
- Perfil de negociadores, como lidar com cada um
Palavras-chave:
- Captação de recursos, gestão de recursos, monitoramento e avaliação, programas e projetos sociais, administração, planejamento, contabilidade, projetos, editais, doações.
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