Como sua Organização pode diversificar as fontes de recursos?

Com o desenvolvimento constante das organizações do Terceiro Setor, entender as tendências e ferramentas para captar recursos é um desafio diário para os profissionais da área. 

 

Nesta oficina, reunimos, em cinco dias, os principais conceitos sobre o tema, as principais fontes de recursos e as estratégias para captar recursos com inovação e técnica. Confira:

 
Com: Ana Flávia Godoi, Danilo Tiisel, Flavia Lang, Michel Freller e Thiago Massagardi

Quem precisa fazer este treinamento?

  • Gestores, técnicos, estagiários e voluntários de organizações sociais, empreendimentos sociais, institutos e fundações
  • Captadores de recursos, contadores, administradores e profissionais de marketing e comunicação

Conteúdo Programático:

2ª feira – 14h às 18h
Aula única (14h às 18h) – Danilo Tiisel

  • Preparando a captação de recursos: planejamento estratégico
    • Benefícios da atuação estratégica
    • Fases do planejamento estratégico (organização, orientação, direcionamento, plano de ação e avaliação)
    • Direcionamento institucional (missão, visão, valores, objetivos, metas, resultados esperados, análise de ambiente interno e externo)
    • Governança e arquitetura institucional (órgãos de governo, áreas de atuação, serviços, programas e projetos)
    • Construção das estratégias
    • O plano de ação
       
  • Preparando a captação de recursos: planejamento jurídico
    • Natureza jurídica (associações, fundações e organizações religiosas)
    • Aspectos jurídicos institucionais e estatutários: preparando a organização para a diversificação das fontes de recursos
    • Aspectos tributários das atividades de mobilização de recursos
    • Incentivos fiscais federais para a mobilização de recursos (aspectos gerais)
    • Contratos privados para mobilização de recursos
    • O fundo patrimonial

3ª feira – 14h às 18h
Aula 1 (14h às 16h) – Danilo Tiisel

  • Iniciando um plano de captação de recursos 
    • Importância do orçamento (valores a mobilizar)
    • Estudo de caso
    • Tipos de campanhas
    • Fontes de recursos e diversificação
    • Aspectos gerais e legais das estratégias de mobilização de recursos (pessoas físicas e jurídicas)

Aula 2 (16h às 18h) – Michel Freller

  • Geração de renda própria
    • Negócios de impacto social e geração de renda
    • Questões tributárias
    • Cuidados com a atividade-meio
    • Estruturas organizacionais aplicáveis
    • Venda de produtos
    • Prestação de serviços
    • Plano de geração de renda
    • Modelo Canvas

4ª feira – 14h às 18h
Aula única (14h às 18h) – Michel Freller

Elaboração de projetos
 
  • Projetos e seus 17 tópicos estruturais (com e sem incentivos fiscais)
    • O que é um bom projeto
    • Os tópicos mais importantes
    • Exercício de árvore de desafios e criação de metas e indicadores
       
  • Captação de recursos via editais
    • As etapas de captação depois do projeto pronto
    • Onde buscar editais
       
  • O que são incentivos fiscais
    • As leis federais
    • Como aprovar o projeto
    • Limites e vantagens fiscais para pessoas físicas e jurídicas

5ª feira – 14h às 18h
Aula única (14h às 18h) – Flávia Lang

  • Captação de recursos com pessoas físicas
    • Começando e desenvolvendo uma base de doadores engajados com a sua organização
       
  • Introdução
    • O novo ecossistema
    • Como engajar, captar e desenvolver uma base de doadores
    • Caso de sucesso
       
  • Mobilização de recursos
    • Pirâmide de doação
    • Nova pirâmide de doação de pessoas físicas
    • O funil de doação
    • Dados sobre doação e doadores brasileiros
       
  • Planejando o seu programa de engajamento e mobilização
    • Metas e como alcançá-las
    • Definições das ferramentas
    • Mapeando os seus ativos
       
  • Engajamento e aquisição
    • Construindo comunidades
    • A experiência gratuita
    • Geração de leads (interessados)
    • Canais de aquisição – a importância de campanhas multicanais
      • Digital
      • Crowdfunding
      • Face2Face (diálogo direto)
      • Impressos
      • DRTV (resposta direta TV)
      • Rádio
      • Mala direta
      • Telemarketing
      • Empresas – colaboradores
      • Voluntários
      • Peer2Peer – campanha de pares
    • Inclui indicação de plataformas existentes
       
  • Métricas de aquisição
     
  • Storytelling – a importância de contar uma boa história
    • Exemplos de boas histórias
       
  • Como criar um movimento
    • Casos de sucesso
       
  • Matching funds (campanhas com contrapartidas)
    • Plataformas
    • Exemplos de campanhas
       
  • Aproveitando a oportunidade
    • Porque o momento faz a diferença
    • Casos de sucesso
       
  • Robôs
    • Como gerar resultados de engajamento e aquisição de doadores
       
  • Realidade virtual
    • Como utilizá-la para engajar e captar doadores
       
  • Cultivando e desenvolvendo doadores
    • O ciclo de relacionamento
    • Exemplo de régua de cultivo
    • Dicas para o doador doar por mais tempo
    • Métricas
       
  • Infraestrutura
    • Preparando a infraestrutura
    • Canais de resposta
    • CRM (sugestão de ferramentas)
    • Sistemas de cobrança de doação
       
  • Recomendação final para a construção de um programa sólido e de sucesso

6ª feira – 14h às 18h
Aula única (14h às 18h) – Ana Flávia Godoi e Thiago Massagardi

 

  • Captação de recursos com pessoas jurídicas
    • Ferramentas e exercícios práticos sobre como abordar uma empresa
       
  • Entendendo o mercado
    • Fonte x Estratégias 
    • Análise SWOT
       
  • Preparando a captação
    • Ferramenta VIC
    • O que devo saber sobre interesses e motivações 
    • Existe diferença entre doação, patrocínio e parcerias?
       
  • Preparando a oferta
    • Contrapartidas
    • Princípios de abordagem
       
  • Funil de captação (com exercícios)
    • Quanto trabalho temos a fazer?
    • Quais as etapas de uma prospecção ao fechamento
    • Como avaliar a equipe e o desempenho
       
  • Negociação (com prática e atividades)
    • Técnicas de negociação
    • MAANA (Melhor Alternativa a uma Negociação e Acordo)
    • Ganha, ganha X Ganha, perde
    • Perfil de negociadores, como lidar com cada um

Palavras-chave:

  • Captação de recursos, gestão de recursos, monitoramento e avaliação, programas e projetos sociais, administração, planejamento, contabilidade, projetos, editais, doações.

 

®2021 ➤ Instituto Filantropia – (Z). Conteúdo programático sujeito a mudanças de acordo com atualizações do facilitador.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *