Você e sua equipe costumam encontrar dificuldades para desenvolver um planejamento?
Como a falta de conhecimento pode impedir o surgimento de novas ideias?
O ato de planejar é um tema que está sempre presente nas organizações da sociedade civil. Infelizmente, muitos falam, porém poucos conseguem realizar esta tarefa de forma eficiente e com baixo custo. Nesta oficina intensiva de cinco dias, os docentes apresentarão aos gestores ferramentas capazes de facilitar o planejamento e a gestão das OSCs.
Serão abordados e exercitados processos desenvolvidos para auxiliar no planejamento, na busca de novas ideias e de fontes de financiamentos, na gestão de pessoas e projetos, bem como sua avaliação. Tudo isso a partir de conceitos de lean startup, Design Thinking e formas colaborativas de desenvolvimento de projeto.
Os palestrantes vão abordar temas ligados a planejamento, geração de ideias, gestão, gestão de pessoas e avaliação.
Quem precisa fazer este treinamento?
- Gestores de organizações do Terceiro Setor, captadores de recursos, líderes de projetos
- Profissionais de RH, marketing e comunicação
Conteúdo Programático
- Canvas
- O que é Business Model Canvas ou "Quadro de Modelo de Negócios"?
- Como estruturá-lo e que resultados podem ser alcançados?
- Como desenvolver e esboçar modelos de negócio novos ou existentes?
- Modelo Trevo
- O que é?
- De que forma auxilia no planejamento e na gestão?
- Mapa Mental (Mindmeister)
- O que é?
- Como este diagrama promove o mapeamento mental?
- Como o sistema faz a gestão de informações, de conhecimento e de capital intelectual?
- Memorização e aprendizado
- Brainstorming (tempestade de ideias)
- Árvore de problemas (desafios)
- Representação gráfica de uma situação-problema (tronco)
- Principais causas (raízes)
- Efeitos negativos na população-alvo do projeto (galhos e folhas)
- Analytic Hierarchy Process (AHP)
- O que é?
- Como este método auxilia na tomada de decisões complexas?
- Como justificar escolhas?
- Workflow (Fluxo de trabalho)
- O que é?
- Como definir regras?
- Sequência de passos necessários para se automatizar os processos do negócio
- BCG Matrix
- Entendendo a análise gráfica do portfólio de produtos ou de unidades do negócio
- Conceito de ciclo de vida de projetos e de estratégias de captação
- Effectuation
- Conjunto de princípios
- Processo de identificação de oportunidades e criação de novos negócios
- Como atuar em situações de incerteza?
- Captação
- Painel de controle
- 16 estratégias de captação
- Scrum
- Como aplicar este framework de gerenciamento de projetos?
- Que benefícios traz para a organização?
- Como desenvolver produtos complexos e adaptativos?
- Trello
- Como gerenciar projetos?
- Que resultados podem ser alcançados?
- Quais reflexos traz para a organização?
- Asana
- Como as equipes podem organizar, rastrear e gerenciar o trabalho?
- Como simplificar o gerenciamento do trabalho em equipe?
- Duplo Diamante
- O que é?
- Como este método é utilizado no processo do Design Thinking?
- O que são os 4 triângulos?
- Sim e…
- O que é e como funciona esta ferramenta de geração de ideias?
- Como aplicar o chamado “método divergente”?
- Como catalogar a maior quantidade possível de ideias de um grupo?
- Art of hosting (Arte de anfitriar)
- O que é e como é feita esta abordagem?
- Da liderança pessoal à liderança sistêmica
- Práticas pessoais, diálogo, facilitação e cocriação de inovação
- Brainstorming (Tempestade de ideias)
- O que é?
- Como este processo melhora as práticas numa organização?
- Que caminhos percorrer para obter um desempenho superior?
- Como explorar a potencialidade criativa de um indivíduo ou de um grupo?
- Criatividade em equipe
- GUT (Gravidade, Urgência e Tendência)
- O que é e como usar esta ferramenta?
- Como dar prioridade a estratégias e tomadas de decisão?
- Solução de problemas de organizações/projetos
- Mapa da empatia
- Quatro quadrantes: Pensando, Vendo, Fazendo, Sentindo
- Como esta ferramenta seleciona informações sobre os usuários?
- Entenda a audiência de produtos e serviços, tanto de clientes quanto de concorrentes
- Facilitação
- Processos de decisão, criação, aprendizagem, seleção, entre outros
- Fluxo dos processos
- Habilidades socioemocionais e gestão de grupos e pessoas
- Slack
- Matriz de Ansoff
- O que é?
- Como esta ferramenta de planejamento estratégico pode ajudar no crescimento de uma organização?
- Quais são os resultados práticos?
- KPI (Key Performance Indicator ou Indicador-chave de Performance)
- Como parametrizar?
- Como usar esta métrica para desenvolver uma estratégia?
- Pesquisa de clima organizacional
- Como mapear as percepções dos profissionais sobre diferentes aspectos?
- Como elaborar o questionário físico e/ou virtual?
- Análise e interpretação dos resultados
- Grau de engajamento e satisfação
- CRM (Customer Relationship Management ou Gestão de Relacionamento com o Cliente/Doador)
- Como parametrizar o sistema?
- Quais resultados podem ser alcançados?
- Como automatizar as funções de contato com o doador?
- Análise SWOT/FOFA
- O que é e como funciona?
- Como realizar o cruzamento de Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats?
- O que significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças?
- Como medir a favorabilidade de uma organização diante de seus ambientes interno e externo (mercado)?
- PDCA (Plan – Do – Check – Act ou Adjust)
- O que é e como funciona este método interativo de gestão?
- Quais são os quatro passos?
- Como promover o controle e a melhoria contínua de processos e produtos?
- Cronograma
- Como usar este instrumento de planejamento e controle?
- Como parametrizar o diagrama?
- Modelos
- VIC
- Como esta ferramenta auxilia na seleção dos potenciais investidores sociais e/ou parceiros?
- Como fazer a verificação de vínculos?
- Entenda o interesse pela causa e a capacidade de investimento
- 5W2H
- Who? (Quem?), What? (O quê?), Where? (Onde?), When? (Quando?), Why? (Por que?), How? (Como?), How much? (Quanto?)
- Como aplicar às mais variadas atividades profissionais?
- Análise de sistemas, gestão, planejamento e marketing
®2019 ➤ Instituto Filantropia – (Z). Conteúdo programático sujeito a mudanças de acordo com atualizações do facilitador.