Você sabe como o Marketing Relacionado a causas pode ajudar sua organização a captar mais recursos?
A busca por verbas é sempre um desejo e uma necessidade das Organizações sem fins lucrativos, principalmente para aquelas que captam com recursos chamados de carimbados (projetos).
O Marketing de Causas é uma das melhores técnicas para diminuir a constrangedora situação de “passagem do pires” para se obter recursos para a execução de projetos. Nesta modalidade, a Organização cede o logo e a marca e não precisa se preocupar em vender produtos e serviços. São as empresas que cuidam disso.
Neste treinamento, os gestores poderão aprimorar seus conhecimentos sobre parcerias entre OSCs e empresas, estratégias para uma apresentação bem-sucedida com o futuro apoiador, entre outras matérias.
*Todas as aulas são ao Vivo*
Aula 1: 16/08 – Das 14h às 16h (horário de Brasília)
Aula 2: 23/08 – Das 14h às 16h (horário de Brasília)
Aula 3: 30/08 – Das 14h às 16h (horário de Brasília)
Aula 4: 06/09 – Das 14h às 16h (horário de Brasília)
Quem precisa fazer este treinamento?
- Gestores de Organizações sociais
- Captadores de recursos
- Empreendedores sociais
- Profissionais da área de Marketing que atuam no Terceiro Setor
Conteúdo Programático:
- Marketing Relacionado a Causas
- Definição e importância do Marketing de causas
- Benefícios para empresas e causas sociais
- Tendências atuais no Marketing de causas
- Parcerias entre OSCs e empresas
- Como o Marketing Relacinado a Causas está mudando a realidade das organizações sociais
- Casos de sucesso de parcerias no Brasil e nos Estados Unidos
- Como funciona a gestão das vendas de produtos e serviços
- Novidades do encontro Engage for Good (Marketing de Causas), realizado em maio de 2023, nos Estados Unidos
- Como as empresas escolhem quem apoiar
- Identificação de Causas alinhadas com os valores da empresa
- Avaliação de credibilidade e impacto das causas
- Considerações estratégicas na escolha dos parceiros
- Como marcar um primeiro encontro
- Identificação e abordagem de possíveis parceiros
- Estratégias de Networking
- Preparação de um Pitch persuasivo
- Etiqueta e boas práticas para o primeiro encontro
- Etapas para implementar esta estratégia
- Definição dos objetivos e metas do Marketing de Causas
- Desenvolvimento de uma estratégia e de um plano de ação
- Alinhamento com os departamentos internos da empresa
- Alocação de recursos e orçamento adequado
- Monitoramento e avaliação contínua dos resultados
- Exigências estatutárias
- Conhecimento das Leis e regulamentações aplicáveis ao Marketing de Causas
- Aspectos Legais relacionados a doações e parcerias
- Transparência e prestação de contas
- Preparando a apresentação aos possíveis parceiros
- Identificação dos principais pontos a serem abordados na apresentação
- Elaboração de um Storytelling convincente
- Utilização de dados e evidências para demonstrar impacto
- Personalização da apresentação para cada possível parceiro
- A visita e suas partes
- Planejamento de visitas
- Etiqueta durante a visita e comportamento profissional
- Reuniões com a equipe e troca de informações
- identificação de oportunidades de colaboração e alinhamento
Palavras-chave:
Captação de recursos, marketing relacionados a causas, MRC, base de doadores, doação, cultura de doação, engajamento, redes sociais, Terceiro Setor.