Você sabia que a utilização de indicadores de processos pode fortalecer a credibilidade dos gestores e abrir portas para novos investimentos para a sua organização?
E que gestores capacitados podem mais facilmente criar, implementar e administrar indicadores, promovendo a mobilização de recursos para seus projetos sociais?
Gestores e técnicos de diversas instituições, tanto do setor público quanto de investidores socioambientais, assumem a responsabilidade crucial de aplicar metodologias que permitam avaliar a eficiência do investimento, da administração e os resultados e impactos de projetos sociais. Portanto, a execução de qualquer projeto deve ser pautada por indicadores, números e estatísticas, visando mitigar riscos de insucesso e aumentar as chances de êxito.
Resultados mais bem avaliados não apenas consolidam a credibilidade dos gestores, mas também abrem portas para novos investimentos, tanto no âmbito público quanto privado. Lamentavelmente, alguns dirigentes negligenciam essa abordagem, relegando-a a um papel secundário.
Este curso visa proporcionar conhecimentos e técnicas essenciais para a criação, implementação e gestão de indicadores de processo, resultados e impacto, alinhados ao Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (Lei nº 13.019/2014). Fundamentado nos princípios da metodologia científica e participativa, o treinamento vai capacitar os gestores para o aprimoramento dos seus processos, promovendo a mobilização de recursos, fortalecendo a accountability, garantindo a conformidade e impulsionando o advocacy.
Quem precisa fazer este treinamento?
- Lideranças das equipes (coordenadores, gerentes e diretores)
- Investidores públicos e privados
- Profissionais da área de mobilização de recursos
- Responsáveis pela redação de projetos e inscrição em editais
Conteúdo Programático:
- O que são indicadores e quais as métricas de normatizações e mercado que já existem e podem dialogar com projetos/programas
- GRI
- SROI
- ODS
- ESG
- Pacto Global
- ISE
- Indicadores x indicativos
- A importância de alinhamento conceitual
- O que se observa e o que se pretende como resultado do observado (segundo o MROSC)
- Indicadores: como transformar situações subjetivas em olhares objetivos
- Os quatro princípios fundamentais para construção dos processos avaliativos
- Como produzir a EFICÁCIA no processo avaliativo
- Gestão e monitoramento
- Indicadores quantitativos e qualitativos
- Análise de riscos, compliance, accountability e advocacy
- Criação de meios de verificação
- Amostragem mínima
- Criação de índices
Palavras-chave:
Indicadores de desempenho, MROSC, elaboração de projetos, mobilização de recursos, Terceiro Setor, accountability, compliance, advocacy.