Cinco dias de treinamento que abordarão – eSocial, Prestação de Contas, Aspectos Jurídicos da Constituição e Organização, Auditoria Trabalhista, Imunidades e Isenções, Normas Aplicáveis às Prestações de Contas do Cebas e Parcerias com Poder Público (Lei nº 13.019/2014).

 

PROGRAMA PRINCIPAL VALENDO 40 PONTOS NO CFC PARA O PROGRAMA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA  

*VÁLIDO PARA PROFISSIONAIS DE TODOS OS ESTADOS*

Valores

 

Pacote Apartamento
Compartilhado

Pacote Apartamento
individual

Inscrição
sem Hospedagem ***

Valor para Integrantes Prata, Ouro e Platina da Rede Filantropia Ou Clientes Audisa

5x R$ 352,00
ou R$ 1.760,00 (à vista)
por participante
5x R$ 448,00
ou R$ 2.240,00 (à vista)
por participante
5x R$ 240,00
ou R$ 1.200,00 (à vista)
por participante

Valor Usuários free.

5x R$ 668,80
ou R$ 3.344,00 (à vista)
por participante
5x R$ 851,20
ou R$ 4.256,00 (à vista)
por participante
5x R$ 456,00
ou R$ 2.280,00 (à vista)
por participante

*** Inclui treinamento, 2 coffee break, almoço e transporte (São Paulo-hotel-São Paulo), sem direito à hospedagem.

Coordenação Técnica Geral: Ricardo Monello

Principais Assuntos abordados:
  • Normas contábeis com as atualizações emanadas pelo CFC
  • Prestação de contas conforme as normas CONTÁBEIS  e Leis da Filantropia e de Parcerias
  • Orientações sobre os efeitos da Decisão do STF na ADIN 2028 em relação às Beneficentes de demais entidades que buscam a Imunidade
  • Reforma Trabalhista, Lei de Terceirização e seus efeitos nas entidades
  • SPED: Atualizações do sistema, cronograma e ajustes com as novas regras e prazos
  • Compliance e Programa de Integridade nas organizações do Terceiro Setor conforme as novas normas legais
  • Temas jurídicos e estatutários como base para estrutura das operações e regime tributário e contábil das entidades
  • Gestão da Tecnologia da Informação nas entidades
  • Como evitar e gerir a inadimplência
  • Novas Normas que impactam o CEBAS
  • Casos práticos e soluções para as entidades

Programa

05/10  – segunda-feira – MANHÃ

8h

Saída do ônibus (somente) da sede do Instituto Filantropia (Hotel Pergamon):

Rua Frei Caneca, 80

Consolação/SP – CEP: 01307-000

11h

Chegada no hotel e check-in nos apartamentos (*Horário previsto)

12h

Almoço e check-in nos apartamentos

 

05/10  – segunda-feira – TARDE

  AUDITÓRIO

 

13h15

Abertura e integração: apresentação dos participantes, orientações gerais sobre o evento e programação

Ricardo Monello

13h30

PALESTRA MAGNA:

OS PROFISSIONAIS DA CONTABILIDADE, O TERCEIRO SETOR E AS AÇÕES DO CRC-SP

Representante do CRC-SP

14h30

Associações, Fundações e Organizações Religiosas – Aspectos Jurídicos da Constituição à reestruturação

Prof. Sergio Monello / Priscilla Trugillo

  • Aspectos Gerais
  • Tipos de Entidades que formam o Terceiro Setor
  • Atividades fim e meio
  • Estatutos e Regimentos – Principais Cláusulas
  • Atas e procedimentos de secretaria
  • Assembleias e reuniões
  • Certificações em geral:
    • Estatuto e impacto no Regime Tributário
    • Imunidade e Isenções
  • Reorganização Societária.
16h30 Coffee-Break
17h Retorno às atividades
19h Encerramento – Jantar

06/10 – terça-feira – MANHÃ

  AUDITÓRIO SALA APOIO
7h30 Café da manhã  
8h30

A importância dos controles internos e da transparência para Entidades do Terceiro Setor

Profº Tadeu Spitalleri e Rafael Valle

  • Conceitos, objetivos e definições gerais
  • Carta Circular
  • Situações concretas vivenciadas pelas equipes de auditoria e dicas práticas
  • Princípios de controle interno e como implantar
  • Pontos relevantes observados em auditorias e resolução dos casos
  • Asseguração das demonstrações contábeis através de um bom ambiente de controles internos
  • Contribuições da auditoria independente

PAINEL INCENTIVOS FISCAIS NO TERCEIRO SETOR

Incentivos Fiscais Federais – Conheça Os 6 Incentivos Federais, Seus Limites E Vantagens

Michel Freller

  • Como captar Recursos
  • Demonstrando os Benefícios aos apoiadores (PF e PJ)
  • Legislação Aplicável
  • Efeitos Contábeis nos balanços das empresas patrocinadoras
  • Atuação do Contador na captação
  • Transparência, Auditoria e Boas Práticas
10h30

Coffee-break

 
11h

Normas contábeis aplicáveis às Entidades sem fins lucrativos (Terceiro Setor) – Com exercícios práticos.

Alexandre Chiaratti / Ivan Pinto / Mateus Ferreira, Geraldo Nonato e Jacqueline Rosa

  • Do Plano de contas à Elaboração das demonstrações contábeis, notas explicativas e outros aspectos aplicáveis:
  • Principais Normas Brasileiras de Contabilidade aplicáveis ao Terceiro Setor
  • Plano de contas:
    • Aspectos específicos da contabilidade dessas Entidades
       
  • Demonstrações Contábeis:
    • Balanço Patrimonial
    • Demonstrativo do resultado do período
    • Demonstrações do Patrimônio líquido
    • Demonstração do Fluxo de Caixa
    • Outros Demonstrativos
    • Notas explicativas
    • Publicação das Demonstrações contábeis
    • Relatório da Administração
    • Parecer do Conselho Fiscal
    • Relatório dos Auditores

PAINEL IGREJAS E ORGANIZAÇÕES RELIGIOSAS:

Gestão Dos Bens Igrejas, Institutos De Vida Consagrada E Das Organizaçoes Religiosas

Profº Sergio Roberto Monello e Priscilla Trugillo

  • Os Bens da Igreja e as Orientações da Santa Sé
  • Aspectos do Direito Religioso e as Normas Cíveis
  • Bens nas demais Igrejas e Denominações
  • Estatutos e demais Documentos
  • Orientações

 

 

13h Almoço

06/10 – terça-feira – TARDE

  AUDITÓRIO SALA APOIO
14h30

CONTINUIDADE DOS TEMAS CONTÁBEIS

Normas contábeis aplicáveis às entidades sem fins lucrativos

Valoração E Registro Da Marca E Outros Intangíveis (a Confirmar)

15h30   Tecnologia Contábil Como Ferramenta Estratégica E De Dsenvolvolvimento Das Organizações (a Confirmar)
16h30 Coffee-Break  
17h

Contabilidade E Auditoria Como Ferramenta De Gestão

Tecnologia Na Gestão Das Igrejas E Organizaçoes

Ricardo Fiera

  • Gestão dos Membros e Fieis
  • Aspectos Financeiros e Patrimoniais
  • Integração de Dados
  • Segurança das Informações
19h

Encerramento das atividades – Jantar e noite livre

 

07/10 – quarta-feira – MANHÃ

  AUDITÓRIO SALA APOIO
7h30 Café da manhã  
8h30

PAINEL TECNOLOGIA E OPORTUNIDADES NO TERCEIRO SETOR

A tecnologia da informação e seus impactos na gestão, na prestação de contas e na organização das Entidades do Terceiro Setor.

Profº Cláudio Ramos

 

Planejamento Estratégico e DDO – Diagnóstico de Desenvolvimento Organizacional

Danilo Tiisel

  • Estatuto E Estratégias
  • Governança
  • Ameaças E Oportunidades
10h30 Coffee-Break  
11h

Contabilidade Ambiental E Seus Relatórios

Nilton de Araújo Faria

Tira-dúvidas sobre Estatutos de Associações e Organizações Religiosas

Prof. Sergio Monello e Ricardo Monello

12h  

Gestão e Controle Patrimonial – Aspectos Práticos Contábeis e Tecnológicos

Ricardo Fiera / Alexandre Chiaratti

13h Almoço

07/10 – quarta-feira – TARDE

  AUDITÓRIO SALA APOIO
14h30

SPED e seus módulos (E-social: Nova forma de controle trabalhista – ECD/ECF/EFD, módulos fiscais e contábeis)

Priscila Vieira

  • Novos prazos e exigências
  • Obrigatoriedade e aplicação
  • Módulos aplicáveis
  • Implantação
  • Falhas mais comuns
  • Dicas e cuidados

Normas Regulatórias Na Atividade Educacional – Prevençao E Gestão De Riscos

Dra. Niube

 

16h30 Coffee-Break
17h

Continuidade do tema SPED

Bate-papo À Fundos Patrimoniais Nas Osc – Aspectos Jurídicos E Contábeis – (a confirmar)

19h Encerramento das atividades – Jantar e noite livre

08/10 – quinta-feira – MANHÃ

  AUDITÓRIO SALA APOIO
7h30 Café da manhã  
8h30

EXPOSIÇÃO E TIRA DÚVIDAS

Prestações de contas para CEBAS e Lei 13.019/14 -MROSC – Aspectos Contábeis, Fiscais e Operacionais.

Prof. Marcelo Monello e Flávia Mendes

  • Prestação de contas  
  • Normas técnicas aplicáveis
  • Aspectos relevantes das Leis 12.101/09 e 13.019/14
  • Obrigações Fiscais e Acessórias
  • Plano de Trabalho
  • Relatórios de Atividades

Painel Planejamento E Gestão Estratégica

Gestão De Recursos Humanos Nas OSC

Carlos Silva E Kelly Porto

  • Recrutamento
  • Formação
  • Avaliação
  • Planos De Carreira
  • Benefícios
  • Clima Organizacional
  • Desenvolvimento De Talentos
10h30 Coffee-Break  
11h

Compliance e Programa de integridade nas Entidades sem fins lucrativos – Dicas para implantação

Profº Ricardo Monello

  • Novas Normas Legais e seus impactos nas OSC
  • A importância da conformidade para a sustentabilidade
  • Caminhos para implantação do Programa de integridade nas Entidades sem fins lucrativos
  • Fraudes e desvios nas Entidades
  • Normatizações
  • Dicas e exemplos

Remuneração, Auxílios e benefícios para os dirigentes e Voluntários nas OSC – Aspectos Práticos

Marcelo Monello e Flavia R. Mendes

12h  

Fiscalização E Controle Das OSC

Marcelo Monello e Glauco Reis

  • Principais Órgãos e Reflexos nas entidades
  • MP – SICAP
  • Acórdãos do TCU
  • Receita Federal
  • Fazenda Municipal
  • Conselhos
13h Almoço

08/10 – quinta-feira – TARDE

  AUDITÓRIO SALA APOIO
14h30

Auditoria Trabalhista e Gestão de Recursos Humanos – Prevenção e contenção de riscos decorrentes da relação de trabalho após a Reforma Trabalhista.

Profa. Daniela Chiaratto

  • Reforma Trabalhista e a Lei de terceirização
  • Funções Primordiais do Departamento Pessoal
  • Admissão de Empregados e Cuidados Especiais
  • Contratos de Trabalho
  • Reflexos dos Contratos de Trabalho (Horas Extras, Banco de Horas, Jornada 12X36)
  • Aspectos do Projeto de Lei da Terceirização      
  • Voluntário e Termo de Voluntariado
  • Estagiário
  • Aprendiz
  • Rotinas de gestão dos colaboradores e aspectos de Auditoria trabalhista
  • Aplicação da Auditoria Trabalhista na Prevenção de Irregularidades, Custos, Fraudes e Geração de Passivos Trabalhista (Reclamações Trabalhistas)
  • Reflexos do E-Social nas rotinas Trabalhistas

PAINEL CEBAS COMO INSTRUMENTO DE SUSTENTABILIDADE:

CEBAS – Aspectos Legais E Operacionais – Principais causas de Indeferimentos – Como Prevenir / Resolver

Glauco Reis e Carlos Silva

  • ADIN 2028-5 e demais decisões do STF
  • Caminhos Possíveis E Sem Aventuras Jurídicas
  • Legislação Vigente
  • Principais motivos de indeferimentos CEBAS, e porque tantos;
  • PL 40/2019 – CEBAS
16h30 Coffee-Break  
17h00

 

 

OFICINA PRÁTICA – Renovação do CEBAS

Marcia Cavalcanti e Matheus Oliveira

 

19h Encerramento das atividades

09/10 – sexta-feira – MANHÃ

  AUDITÓRIO
7h30 Café da manhã
8h30 Aula Extra – Contabilidade ambiental e seus relatórios A definir…

Profissionalização, Desenvolvimento E Gerenciamento De Talentos No Terceiro Setor

Carlos Silva

9h30

Aula Extra – Análises estratégicas e gerenciais para tomada de decisões nas Entidades

Eduardo Melo

OSC E Parcerias Com Poder Público – Fiscalização, Riscos, Responsabilidades E Reflexos Cíveis E Criminais Aos Dirigentes – Prevenção E Atuação

Paulo Carvalheiro e Glauco Reis

10:30h  

RESTRUTURAÇÃO SOCIETÁRIA – Incorporação, Fusão e Cisão (Desmembramento) – Conceitos Gerais, principais cuidados Jurídicos, Fiscais e Contábeis

Priscilla Trugillo / Paula Borsato/ Priscila Vieira

 

 

 

 

 

11h30

Roda de Conversa  para troca de experiências

Tendências no Ambiente Regulatório e Fiscalizatório das Entidades Beneficentes e Igrejas

Equipes Audisa / Advocacia Sergio Monello

  • Despacho 20 do MEC – SISCEBAS
  • Portaria D-Cebas – Saúde
  • Acórdãos do TCU
  • Receita Federal
  • PLC 433/2017
  • Decisões do STF
 
12h30

Encerramento da imersão / Almoço e check-out dos apartamentos

ENCERRAMENTO DA IMERSÃO – FOTO OFICIAL  

09/10 – sexta-feira – TARDE

  AUDITÓRIO
14h

Saída do ônibus para São Paulo

17h

Chegada do ônibus (*Horário previsto)

Aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Sede do Instituto Filantropia

Rua Frei Caneca, 80 – Consolação

 

*PROGRAMA, TEMAS E PALESTRANTES SUJEITOS A ALTERAÇÃO SEM PRÉVIO AVISO*

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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