Você tem conhecimento suficiente sobre as especificidades legais para desenvolver serviços de assistência social alinhados à captação de recursos?
As atividades que sua organização desenvolve encontram-se em consonância com as adequações legais relacionadas com a Agenda ESG?
A forma como você desenvolve e estrutura os serviços voltados para a assistência social, pode ser decisiva para a sustentabilidade das ações de captação de recursos com pessoas físicas e jurídicas nacionais e internacionais.
Neste treinamento, a CEO da Ideias Consultoria Social, Patricia Ortiz, considerada uma das principais especialistas no assunto, apresentará as regras para cada tipo de serviço da área de assistência social, alinhadas à sua causa, as quais terão impacto significante na captação de recursos da sua organização.
A docente apresentará também as melhores práticas, ferramentas e exemplos para facilitar desde a gestão, monitoramento e desenvolvimento das atividades de acordo com as normas vigentes, com vistas à inscrição em conselhos municipais, Cebas e editais públicos e privados, nacionais e internacionais, tão importantes para as organizações da sociedade civil (OSCs) que atuam ou desejam operar com assistência social.
*Todas as aulas são ao Vivo*
Aula 1: 05/03 – Das 14h30 às 16h30 (horário de Brasília)
Aula 2: 12/03 – Das 14h30 às 16h30 (horário de Brasília)
Aula 3: 19/03 – Das 14h30 às 16h30 (horário de Brasília)
Aula 4: 26/03 – Das 14h30 às 16h30 (horário de Brasília)
Quem precisa fazer este treinamento?
- Diretores estatutários, diretores-executivos, gestores de organizações sociais
- Empreendedores sociais
- Captadores de recursos
- Assistentes sociais, pedagogos, psicólogos e orientadores sociais
Conteúdo Programático:
- Assistência social para captação de recursos
- Projetos de assistência social para captação de recursos
- Segredos da captação de recursos que só a assistência social tem
- Proteção social na condição de direito de cidadania
- Lei Orgânica da Assistência Social
- SUAS – Sistema Único de Assistência Social
- Missão organizacional e a principal função da assistência social
- A sua causa e as desproteções sociais que demandam proteção da assistência social
- Como a assistência social se relaciona com os pilares ESG
- Serviços socioassistenciais: referências normativas
- Princípios básicos para ser considerado um serviço da assistência social
- Serviços da assistência social que as organizações do Terceiro Setor podem desenvolver
- Programas e serviços públicos que a sua causa está inserida
- Características dos serviços da assistência social que estão aptos aos conselhos municipais e Cebas
- Que linguagem e nomenclatura devem ser usadas em planos de trabalho, editais, Cebas etc.
- A relação entre o público e o privado na prestação de serviços socioassistenciais
- Desenvolvendo o projeto social para assistência social na prática
- O que não pode faltar no plano de trabalho segundo o Marco Regulatório
- Pode haver cobrança pelo serviço realizado?
- Objetivos da assistência social
- Como ser considerada entidade e organização de assistência social
- A assistência social organiza-se por tipos de proteção
- Serviços voltados para públicos específicos (pessoa com deficiência, idosos, crianças, adolescentes, população em situação de rua etc.)
- Quem é o público da assistência social
- Público prioritário
- Promoção da integração ao mercado de trabalho no campo da assistência social
Palavras-chave:
Planejamento, captação de recursos, capacitação de equipe, Cras, OSC, ONG, ESG, Marco Regulatório, associação, fundação, instituto empresarial, incentivos fiscais, geração de renda, assistência social, Cebas, CMAS, CMDCA, CMI.