Você conhece as várias ferramentas disponíveis para alavancar a sua gestão e melhorar a captação de recursos?
Enquanto gestor, você está preparado para utilizar essas ferramentas de acordo com as demandas do seu público?
Os gestores já precisam pensar nas atividades da sua organização em 2024, com vistas a se preparar para os desafios e continuar atendendo à população.
Mas como fazer isso?
A resposta a esta e outras perguntas será dada a partir da adoção de boas práticas atuais de planejamento. Para isso, devem usar as ferramentas certas para cada demanda, facilitando a comunicação e a execução de maneira eficiente.
Caso você já conheça as ferramentas básicas ou quer aprofundar alguma mais sofisticada, aproveite esta chance!
Quem precisa fazer este treinamento?
- Gestores do Terceiro Setor
- Profissionais de captação de recursos
- Empreendedores sociais
Conteúdo Programático:
DIA 1 – Ferramentas básicas
- Árvore de problemas
- Direcionamento: missão / visão / causa / propósito / princípios e valores
- Modelo Trevo, de Antonio Luiz de Paula e Silva
- SWOT – FOFA: pontos fortes, fraquezas, oportunidades e ameaças de forma a buscar a alavancagem (unindo oportunidades e fortalezas) – com GUT
- 16 estratégias de captação e e suas 49 táticas
- Matrix BCG – Boston Consulting Group
- Canvas de planejamento
- Elaboração de metas SMART: quantitativas e qualitativas
- Workflow / Cronograma / 5w2h
DIA 2 – Ferramentas avançadas
- Teoria da mudança
- Cenário / Mapa de stakeholders / Mapa da empatia
- Matriz Ansoff (diversificar ou aprofundar mercados)
- VIC: Priorização de contatos para doação (Vínculo, Interesse e Capacidade)
- Indicadores / KPI / OKR / Painel de controle
- Método AHP – Analytic Hierarchy Process: uma ferramenta de apoio na tomada de decisões baseada em critérios
Palavras-chave:
Planejamento estratégico, projetos, objetivos, governança, análise SWOT, canvas, estratégias, mobilização de recursos, Análise Pestle, Matriz Ansoff, Método AHP, plano de ação, monitoramento e avaliação, desenvolvimento institucional.