Seu Projeto Social ainda sofre por falta de recursos?
Os recursos vêm de uma única fonte e ainda não são diversificadas?
A rotina não te deixa pensar "fora da caixa"?
Sua OSC ainda não tem uma captação de recursos profissionalizada?
Em sua quinta edição, o CAPTA 2020 – Imersão Avançada em Captação de Recursos é um treinamento imprescindível para que Projetos Sociais de qualquer área ampliem horizontes sobre a melhor maneira de mobilizar parceiros, doadores e patrocinadores, além de conhecer um leque gigantesco de ferramentas para financiar suas ações e sua manutenção.
Em 40 horas de aulas teóricas, muita prática, exercícios individuais e em grupo, vivências e oficinas ministradas pelos melhores especialistas em captação de recursos, o treinamento proporcionará muita interação e troca de experiências entre os participantes.
Esta imersão tem vários objetivos:
- Abrir horizontes no campo da captação de recursos
- Apresentar novas técnicas de financiamento de recursos para ONGs
- Auxiliar gestores e captadores a reconhecer e solucionar problemas de captação de recursos
- Trocar experiências com outros participantes para que, juntos, compartilhem soluções
- Criar a cultura da captação de recursos profissionalizada e bem planejada
Tudo isso literalmente imersos no Hotel Golden Park, Sorocaba (Site). Localizado na entrada da cidade, na Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, S/N, KM 2,6 A, na área industrial, fica a apenas 10 minutos do centro e permite aos hóspedes, fácil acesso a vários pontos da cidade. Está a 69 km do Aeroporto de Viracopos, 10 km da Rodoviária e a 9 km do Shopping Cianê.
O investimento inclui transporte (São Paulo – Hotel – São Paulo) hospedagem e todas as refeições.
Um evento completo, que modificará de uma vez por todas a captação de recursos de seu Projeto Social.
Nota: Recomenda-se levar notebook.
IMPORTANTE: Para a volta na 6ª feira (09 de outubro), recomendamos comprar passagem de volta à sua cidade de origem,
após 19h/20h, por conta do tempo de chegada nos aeroportos de Viracopos, Guarulhos e Congonhas.
Coordenação Pedagógica: Marcio Zeppelini e Thaís Iannarelli
Quem precisa fazer este treinamento?
- Lideranças das equipes (coordenadores, gerentes, diretores)
- Profissionais de Captação de Recursos, Comunicação e Marketing
- Empreendedores sociais
- Dirigentes estatutários
Conteúdo Programático:
**SALA PRINCIPAL**
**PROGRAMAÇÃO ABAIXO SERÁ ATUALIZADA EM BREVE**
Segunda-feira, 05 de outubro
08h – Saída do ônibus (somente) da sede do Instituto Filantropia (Hotel Pergamon): Rua Frei Caneca, 80 – Consolação/SP – CEP: 01307-000
10h às 12h – Recepção dos participantes no Hotel
12h às 13h30 – Almoço
13h30 às 14h – Abertura Oficial – Marcio Zeppelini e Thais Iannarelli
14h às 15h30 – Como fazer mais com menos – Marcio Zeppelini
15h30 às 17h – Elaboração de Projetos, baseados em Indicadores de Impacto – Carol Zanoti
- Principais aspectos para a elaboração de um projeto para sua causa:
- Principais conceitos sobre projetos
- Diagnóstico
- Planejamento do projeto:
- Estudo de cenários futuros
- Análise situacional
- Direcionamento institucional
17h às 17h30 – Coffee-break e relacionamento
17h30 às 19h – Relações entre o primeiro, segundo e terceiro setores e o impacto delas na sua Organização – A confirmar
20h – Jantar de confraternização
Terça-feira, 06 de outubro
9h às 10h15 – Compliance, integridade e ética na captação de recursos – Ricardo Monello
- Novas normas legais e seus impactos nas OSCs
- Programa de integridade
- Prestação de contas da captação de recursos e transparência
10h15 às 11h15 – Aspectos jurídicos da Captação de Recursos – Danilo Tiisel
- Como organizar sua organização para estar juridicamente estruturada para captar recursos.
- Aspectos jurídicos institucionais e estatutários
- Como preparar a organização para a diversificação das fontes de recursos
- Cláusulas estatutárias obrigatórias
- Governança
- Principais fontes de recursos
11h15 às 11h30 – Coffee break e relacionamento
11h30 às 13h – Incentivos Fiscais para captadores de Recursos – Michel Freller
- O que são incentivos fiscais e como utilizá-los para sua causa
- Incentivos fiscais federais e doações para:
- Projetos culturais – Lei Rouanet
- Projetos audiovisuais
- Fundos de Direitos da Criança e do Adolescente
- Projetos desportivos e paradesportivos
- Incentivos para idosos
- Incentivo para a saúde: PCD e Oncologia
13h às 14h – Almoço
14h às 16h – Técnicas de negociação com empresas (com atividades práticas) – Ana Flávia Ferreira Godoy
- Recursos privados são importantíssimos para a manutenção de diversos projetos sociais. Nesta sessão, aprenda:
- a melhor forma de apresentar seu projeto para uma empresa
- como conseguir a reunião desejada?
- técnicas de negociação com seu futuro parceiro
- ferramentas disponíveis para tornar seu projeto interessante para o parceiro
- exercícios práticos de negociação e persuasão
16h às 16h30 – Coffee break e relacionamento
16h30 às 18h – Captação de recursos internacionais – João Paulo Vergueiro
- Conheça os principais financiadores e editais internacionais que investem em projetos brasileiros
- Principais aspectos da elaboração de projetos para editais internacionais
- Dicas para gerir os projetos internacionais
- Prestação de contas e relacionamento com apoiadores internacionais
18h às 19h – Debate: A remuneração de um captador de recursos – João Paulo Vergueiro, Marcio Zeppelini, Guilherme Reis e Renata Lima.
- PJ, CLT, Terceirizado… Como contratar?
- Salário fixo ou comissionamento?
- Sucess Fee
20h – Jantar
21h – Confraternização em Sorocaba, no Chico Rosa Bar e Restaurante (Opcional)
**SALA PARALELA**
09h às 13h – Plataforma + Brasil – Siconv: Cadastro, projeto e prestação de contas com base no Marco Regulatório das OSCs – Rosana Pereira
Durante esta sessão de 4 horas, conheça as principais funcionalidades do Sistema de Convênios (Siconv), agora chamado de Plataforma +Brasil e coordenado pelo Ministério da Economia.
- Noções gerais da Plataforma +Brasil (Siconv)
- Conceitos e origem
- Visão dos perfis
- A nova estrutura do Portal dos Convênios
- Interpretação das novas legislações
- Proposta de trabalho
- Plano de trabalho X projeto
- Sistema de gestão, contratos de repasse e termos de parceria do Governo Federal
- Legislação sobre convênios
- Decreto nº 6.170/2007 e Portaria Interministerial nº 424/2016
- Lei 13019/2014
- Decreto 8726/2016
- Os programas do governo federal
- Conceitos PPA-LDO-LOA
- Credenciamento e cadastramento da entidade
- Documentação exigida
- Unidade cadastradora
- Perfis de usuários
- Do credenciamento à prestação de contas
Quarta-feira, 07 de outubro
09h às 10h15 – Telemarketing e WhatsAPP como ferramentas para captação de recursos – Danilo Jungers
- Principais características da captação através do WhatsApp e do Telemarketing
- Fatores que prejudicam a captação
- Diferenciais que maximizam os resultados
- Prospecção da área de atuação e do potencial de receita (WhatsApp/Telemarketing)
- Público-alvo
- Definição da área de atuação
- Como agregar valor ao seu telemarketing por meio do WhatsApp
- WhatsApp + Telemarketing – Quais são as principais estratégias desta parceria de sucesso
- Quais são os riscos desta parceria
10h15 às 11h15 – Como criar uma campanha capital de sucesso para sua organização – Thiago Massagardi
- Usando ferramentas diferenciadas de captação de recursos, virtuais e offline, saiba como captar grandes valores por meio de campanhas públicas e capitais para sua causa.
11h15 às 11h30 – Coffee break e relacionamento
11h30 às 13h – Branding: propósito, construção e posicionamento de marca para projetos sociais – Philipe Pereira
- Branding: conceito geral
- Cultura da Conexão
- O relacionamento com as marcas
- Economia afetiva
- Lovemarks
- Experiência: a nova monetização do consumo
- O novo posicionamento: propósito e existência da marca
- “Reason to exist”
- Neuropropaganda e outras ferramentas para transformar o público
13h às 14h – Almoço
14 às 15h30 – Estratégias de comunicação e ciclo do engajamento – Natália Gonzales
- Como engajar públicos específicos para determinada causa
- Estratégias de comunicação por meio de ferramentas práticas:
- Golden circle
- Árvore de problemas/soluções
- Mapa de públicos
15h30 às 16h30 – Captação de voluntários para a sua causa – Roberto Ravagnani
- Recursos humanos e seu impacto na organização
- Engajamento e identificação com a causa
- Criatividade e inovação para fidelizar seus voluntários
16h30 às 17h – Coffee break e relacionamento
17h às 18h30 – Como captar recursos por meio de geração de renda própria – Danilo Tiisel
- Venda de produtos e serviços
- Diversificação das fontes de recursos
- Negócios de impacto social e geração de renda
- Venda de produtos
- Prestação de serviços
- Ferramentas para modelagem da atividade econômica
20h – Jantar temático: Noite da Pizza
**SALA PARALELA**
09h às 13h – Plataforma + Brasil – Siconv: Cadastro, projeto e prestação de contas com base no Marco Regulatório das OSCs – Rosana Pereira
Durante esta sessão de 4 horas, conheça as principais funcionalidades do Sistema de Convênios (Siconv), agora chamado de Plataforma +Brasil e coordenado pelo Ministério da Economia.
- Noções gerais da Plataforma +Brasil (Siconv)
- Conceitos e origem
- Visão dos perfis
- A nova estrutura do Portal dos Convênios
- Interpretação das novas legislações
- Proposta de trabalho
- Plano de trabalho X projeto
- Sistema de gestão, contratos de repasse e termos de parceria do Governo Federal
- Legislação sobre convênios
- Decreto nº 6.170/2007 e Portaria Interministerial nº 424/2016
- Lei 13019/2014
- Decreto 8726/2016
- Os programas do governo federal
- Conceitos PPA-LDO-LOA
- Credenciamento e cadastramento da entidade
- Documentação exigida
- Unidade cadastradora
- Perfis de usuários
- Do credenciamento à prestação de contas
14h às 16h – Sessões de tira-dúvidas sobre Captação de Recursos via Editais e a Plataforma de Editais Êxitos/Filantropia – Marli Burato
- 14h às 14h30: Sessão 1
- 14h30 às 15h: Sessão 2
- 15h às 15h30: Sessão 3
- 15h30 às 16h: Sessão 4
Quinta-feira, 08 de outubro
9h às 10h15 – A Lei geral de proteção de dados e o seu sistema de CRM – Eduardo Massa
- A partir de agosto 2020, a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) entrará em vigor e tratará de dados coletados de cidadãos no território nacional, de forma física e nos meios digitais
- Nesta palestra, aprenda sobre como esta lei pode afetar sua base de doadores e seu sistema de CRM.
10h15 às 11h15 – Como captar recursos com eventos – Regina Helou
- Planejando seu evento
- Captação de patrocinadores e apoiadores
- Dicas para a execução de um bom evento
- Trabalho pós-evento: como fidelizar parceiros e doadores?
11h15 às 11h30 – Coffee break e relacionamento
11h30 às 13h – Ferramentas de captação com pessoas físicas – Flávia Lang
- Mobilização de recursos com indivíduos
- Perfil dos doadores no Brasil
- Como atrair, relacionar-se e fidelizar seus doadores pessoa física?
13h às 14h – Almoço
14h às 16h – Potencializando suas redes sociais: Instagram, Facebook, LinkedIn – Thais Medina
- Características principais de cada rede social
- Avatar, persona, perfil… como colocar sua organização e causa em cada rede social?
- Marketing digital e engajamento por meio das redes sociais
16h às 16h30 – Coffee break e relacionamento
16h30 às 18h – Storytelling: Como uma boa narrativa pode alavancar sua captação de recursos – Fabiana Dias
- A experiência narrativa de construção de sentido
- Por que contar histórias é tão eficiente na comunicação corporativa?
- Narrativa central: como escolher as histórias mais adequadas
- Elementos importantes da história: o que a história tem que ter pra ser boa
- Roteiro da narrativa: como construir uma história impactante
- Recursos para ‘contar’ a história: desde os mais elaborados até as formas mais simples e baratas
- Combinação de instrumentos: fazendo a história conversar por aí
19h – Jantar temático à fantasia: Churrasco, cerveja, música ao vivo e muita diversão!
Sexta-feira, 09 de outubro
9h às 10h15 – Fontes não-tradicionais de captação de recursos – A confirmar
- Saindo das fontes já conhecidas de captação de recursos, conheça algumas possibilidades que poucas organizações exploram na realidade brasileira
10h15 às 11h15 – Campanhas de engajamento humanizado e comunicação com propósito – Marco Iarussi e Tatiane Valdiletti
- Vídeos que mobilizam
- Alternativas e recursos
- Roteiro engajador
- Direcionamento estratégico
- Luz, Câmera e Coração
- Engajamento Humanizado
- Como se conectar com as pessoas certas
- Inteligência Artificial X Inteligência Emocional
- A busca pelo propósito
11h15 às 11h30 – Foto oficial, coffee break e relacionamento
11h30 às 13h – Palestra de encerramento – A confirmar
13h – Eencerramento Oficial
14h – Saída do ônibus para São Paulo e Aeroportos: Vira Copos, Guarulhos e Congonhas.
Recomenda-se comprar passagem de volta à sua cidade após às 20h, por conta da possibilidade de trânsito na chegada à capital.
Palavras-chave
- Planejamento, captação de recursos, finanças, certificações, transparência, Sicon, comunicação, marketing, projetos, editais, legados, crowdfunding, marketing digital, Google Grants, imersão, Terceiro Setor.
®2019 ➤ Instituto Filantropia – (Z). Conteúdo programático sujeito a mudanças de acordo com atualizações do facilitador.
* Inclui treinamento, hospedagem com café da manhã, transporte (São Paulo-hotel-São Paulo), 2 coffe break, almoço e jantar – Apartamento duplo.
** Inclui treinamento, hospedagem com café da manhã, transporte (São Paulo-hotel-São Paulo), 2 coffe break, almoço, jantar – Apartamento individual.
*** Inclui treinamento, transporte (São Paulo-hotel-São Paulo), 2 coffee break, almoço e jantar – Sem direito à hospedagem e café da manhã.