Sua causa é importante para a sociedade, mas o Governo não dá a devida atenção?
Sua Organização é forte o suficiente para mudar as Leis do seu Município, Estado e até do Brasil?
Conjunto de ações desenvolvidas para influenciar os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e a sociedade na formulação, aprovação e execução de políticas governamentais, o Advocacy é realizado por meio do trabalho em rede e a mobilização da mídia. Esta prática busca uma democracia justa e representativa, fortalecendo a participação de diferentes atores sociais nos debates de interesse público.
O Advocacy interessa diretamente às organizações do Terceiro Setor e aos pesquisadores que objetivam provocar mudanças na sociedade a partir de políticas públicas nas áreas da saúde, meio ambiente, direitos humanos, infância e adolescência, educação, direito do consumidor, trabalho, entre outras.
O treinamento tem o objetivo de capacitar profissionais para a prática do Advocacy com base em experiências nacionais e internacionais de êxito em diferentes áreas, com o uso de material multimídia, exercícios em grupo e troca de experiências.
Quem precisa fazer este treinamento?
- Lideranças das equipes (coordenadores, gerentes, diretores)
- Líderes de movimentos sociais
- Gestores de organizações sociais e advogados que atuam no Terceiro Setor
- Profissionais de comunicação, jornalistas, relações públicas e de marketing
- Dirigentes estatutários (ou não) de OSCs
Conteúdo Programático:
- A importância do advocacy
- Contexto: a voz da sociedade na ‘política’
- Conceitos: advocacy, lobby e ativismo social
- Defesa de interesses no Estado Democrático de Direito
- Políticas Públicas: transformando a sociedade
- Estrutura dos Poderes e seus papeis
- Formadores de opinião vs Tomadores de decisão
- Micro e macro mudanças
- Representatividade das Organizações da Sociedade Civil
- Redes e coalizões
- O cidadão ‘engajado’
- Canais e caminhos de diálogo
- Mapeamento de necessidades e interesses
- Importância de identificar e priorizar as SUAS causas
- Reflexões sobre a perspectiva dos atores envolvidos
- Investigação e fontes de pesquisas
Palavras-chave:
Advocacy, Poder Legislativo, Poder Executivo, Poder Judiciário, políticas públicas, sociedade, formadores de opinião, mídia, Terceiro Setor, planejamento, stakeholders, engajamento.
®2020 ➤ Instituto Filantropia – (Z). Conteúdo programático sujeito a mudanças de acordo com atualizações do facilitador.