Saiba buscar editais e financiadores para seu projeto social na América do Norte.

 

Sua Organização conhece os caminhos para ter sucesso na captação de recursos no exterior?

Você sabe quais são as semelhanças e diferenças existentes entre o Terceiro Setor dos Estados Unidos e do Brasil, e como agir para ter sucesso?

A captação internacional de recursos está cada vez mais emergindo como uma oportunidade para muitas organizações nacionais.

O foco dessa busca por recursos alternativos está localizado no eixo Estados Unidos-Europa devido à bem instituída e lucrativa constituição das fundações internacionais. Instituições filantrópicas norte-americanas, por exemplo, são administradas como uma grande corporação. Organizam-se como empresas que buscam preservar seus negócios investindo nas melhores estratégias possíveis e a imagem é uma delas. 

 
A partir de 2020, o uso das ferramentas virtuais passou a ganhar ainda mais espaço na agenda dessas entidades que resolveram investir ainda mais pesado, restabelecendo novas diretrizes na comunicação.
 
Para que os resultados sejam positivos é imprescindível estar atento às tendências mundiais conhecendo o que as plataformas digitais têm para oferecer, compreender as necessidades internacionais e ser ágil em todos os processos de tomada de decisões. Às vezes, o que está faltando é só aquele “click”!
 

Quem precisa fazer este treinamento?

  • Lideranças das equipes (coordenadores, gerentes e diretores)
  • Profissionais de relações públicas e de captação de recursos
  • Redatores de projetos sociais
  • Dirigentes de OSCs
  • Gestores de departamentos de responsabilidade social de empresas
  • Representantes de associações de bairro
*As aulas são ao Vivo*
*2 aulas de 3 horas e 1 aula de 2h*
Aula 1: 02/02 – Das 16h30 às 19h30 (horário de Brasília)
Aula 2: 16/02 – Das 16h30 às 19h30 (horário de Brasília)
Aula 3: 23/02 – Das 16h30 às 18h30 (horário de Brasília)

 

Conteúdo Programático:

  • Introdutória – conhecendo o cenário da filantropia norte-americana
    • Como estão organizadas as fundações
      • Territórios administrados pelos Estados Unidos
      • Plano organizacional: corporativo Vs Terceiro Setor
      • Tratamento interpessoal: profissionalismo
      • Plano educacional e profissionalizante: fundação corporativista
      • As fontes de recursos
      • Quem são os doadores
      • Onde estão os doadores
      • Quanto e para onde doam
      • Uma síntese comparativa dos recursos versus áreas de atuação
      • Áreas com maior aporte no mundo
      • Áreas com maior aporte de recursos no Brasil
  • O cenário brasileiro para a captação de recursos
    • Áreas com maior atuação
    • Como e onde captar recursos
    • Considerações na submissão de projetos: erros que devem ser evitados
    • Por que o interesse em captar no exterior
  • Quais são as semelhanças e diferenças existentes entre Estados Unidos e Brasil
    • A cultura da doação: engajamento individual e corporativo
    • A internacionalização do voluntariado
    • Investimento em imagem
    • Conselho administrativo: o papel dos membros ativos
  • Como começar um projeto
    • Início: o que levar em consideração
    • Praticando o entendimento e a autoavaliação
    • Comportamento: interno e externo (o doador internacional)
    • Ler o programa: atentar para o solicitado (sugestões)
  • Estratégias de marketing – overview
    • Por que investir em estratégias de marketing
    • Redes sociais: modelo norte-americano
    • Redes sociais: modelo brasileiro
    • Por que investir em mídias sociais
    • Investimento: de recursos e tempo (a importância do conteúdo)
    • Como manter a audiência engajada
    • Comunicação corporativa e interna
      • Mídia: como tê-la em seu benefício e gratuitamente
    • Influencers: até onde ajudam
    • Campanhas: exemplos de sucesso (Make A-Wish/Red Nose)
    • Problema: como se beneficiar do caos
    • Cases
  • Minha Ong é um business
    • Brasil: como vejo minha ONG
    • Estados Unidos: como as organizações se veem
    • Corporações privadas e organizações do Terceiro Setor: diferenças e semelhanças (um doa – outro pede e não perde. Um comunica – o outro também)
    • Por que é importante se ver como um business
    • Relacionamentos: a importância de se fazer influente e buscar influência
    • Como manter as parcerias engajadas
  • Considerações finais
    • Cenário pós-Covid: como fica a captação de recursos
    • Minha ONG é um business
    • Estratégia de marketing
    • Parcerias estreitadas e inovativas: múltiplas alianças

Palavras-chave:

Captação de recursos, marketing, doadores, projetos, engajamento individual e corporativo, voluntariado.

 

Quem Ministra?

Karina Isoton

Karina Isoton

Formada pelo (IBP) Programa de negócios internacionais do Baruch College (CUNY) em Marketing Global corporativo e Filantrópico; Bacharel em relações internacionais pelo Centro Ibero-Americano; MBA em administração pela FGV-SP; especialista em negociações internacionais pela USP; mestranda em memória social e bens culturais na Rede La Salle e associada à ABCR. Com mais de 15 anos de experiência nas áreas de comunicação institucional e programas sociais, já atuou em grandes corporações internacionais e instituições do terceiro setor bem como McCarton Center for Developmental Pediatrics for Children with Developmental Disabilities e parte do grupo de estratégias para captação de recursos da Visions - Services for the Blind and Visually Impaired, Mentor for nonprofits in South Carolina/Florida Chapters.

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